Perguntas Aula 1

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Perguntas Aula 1

Mensagem por Hugo Cezar F. Gondim em Qui Dez 10, 2015 12:45 am

1-Por que me identificar com os Celtas? O que realmente posso aprender com eles para minha vida?

Acredito que me identifico com os celtas em sua história, literatura, religião e cultura. Aqueles lugares e personagens dos mitos, da história e da memória inconsciente dentro de nós sobre os celtas me leva a ter uma saudade que posso transpor através dos rituais e festivais modernos do druidismo. É como se pudesse entrar em sintonia, direta ou indiretamente, há um tipo de conhecimento raro que não encontro em outros lugares. Os conceitos são familiares, os nomes me lembram algo como se estivesse gravado em algum lugar dentro de mim.
Com os Celtas nos podemos aprender a viver neste mundo em qualquer tempo, pois muitos dos conhecimentos que deles emanaram, assim como em outros povos, nos são exemplos de como entender a nós, os deuses e o universo. Através de seus símbolos, imagens e mitos podemos tentar captar uma mensagem do qual necessitamos para nós mesmos ou para o mundo que nos circunda. Aprender a subverter a ordem dos grandes impérios, a lutar por seu povo e propósito, com o poder resgatado do feminino, das artes, habilidades e profissões que mantinham a riqueza daquele povo e principalmente com a essência de seu conhecimento que sobreviveu aos tempos. Como um povo que se espalhou por toda a Europa, parece-me que sua característica era ir ao desconhecido e desvendar o mundo, com honra, coragem e bravura, entrando em contato com os outros para também aprender.

2-Qual deve ser o papel dos Druidas (e outros eruditos) do Druidismo moderno? Como passar essa tradição a frente em um mundo tão diferente?

O papel dos druidas modernos deve condizer com o mundo atual, acessando o conhecimento válido do mundo céltico transmitido na tradição mítica, poética e literária e aplicando isso para as missões atuais. Vivemos em um mundo que emerge das guerras capitalistas e tecnológicas, ao mesmo tempo que se afunda nelas. Nossos ancestrais e colegas de tradição mais recentes tem lutado por um planeta saudável, pelo meio-ambiente, por uma sociedade mais igualitária (equidade), pela minimização de injustiças, pelo apoio a grupos étnicos, oprimidos e injustiçados, pelos seres vivos do planeta,  pelo resgate de valores e formas de vida que possam melhorar a situação das relações conflituosas e estranhas do nosso tempo, pela dedicação em suas profissões como sacerdócio diário. Para mim a função do Druida Moderno está muito mais relacionada a uma ação concreta para si mesmo, sua comunidade e o planeta do que para o retorno cego a um passado que não é mais o nosso tempo. A forma mais simples (e quem sabe mais eficaz) de passar a tradição seja no dia-a-dia, aplicando o que foi ensinado em nosso entorno.
Hugo Cezar F. Gondim

Ver perfil do usuário

Re: Perguntas Aula 1

Mensagem por Cunobelinos em Sex Jan 01, 2016 1:17 am

Hugo Cezar F. Gondim escreveu:1-Por que me identificar com os Celtas? O que realmente posso aprender com eles para minha vida?

Acredito que me identifico com os celtas em sua história, literatura, religião e cultura. Aqueles lugares e personagens dos mitos, da história e da memória inconsciente dentro de nós sobre os celtas me leva a ter uma saudade que posso transpor através dos rituais e festivais modernos do druidismo. É como se pudesse entrar em sintonia, direta ou indiretamente, há um tipo de conhecimento raro que não encontro em outros lugares. Os conceitos são familiares, os nomes me lembram algo como se estivesse gravado em algum lugar dentro de mim.
Com os Celtas nos podemos aprender a viver neste mundo em qualquer tempo, pois muitos dos conhecimentos que deles emanaram, assim como em outros povos, nos são exemplos de como entender a nós, os deuses e o universo. Através de seus símbolos, imagens e mitos podemos tentar captar uma mensagem do qual necessitamos para nós mesmos ou para o mundo que nos circunda. Aprender a subverter a ordem dos grandes impérios, a lutar por seu povo e propósito, com o poder resgatado do feminino, das artes, habilidades e profissões que mantinham a riqueza daquele povo e principalmente com a essência de seu conhecimento que sobreviveu aos tempos. Como um povo que se espalhou por toda a Europa, parece-me que sua característica era ir ao desconhecido e desvendar o mundo, com honra, coragem e bravura, entrando em contato com os outros para também aprender.

2-Qual deve ser o papel dos Druidas (e outros eruditos) do Druidismo moderno? Como passar essa tradição a frente em um mundo tão diferente?

O papel dos druidas modernos deve condizer com o mundo atual, acessando o conhecimento válido do mundo céltico transmitido na tradição mítica, poética e literária e aplicando isso para as missões atuais. Vivemos em um mundo que emerge das guerras capitalistas e tecnológicas, ao mesmo tempo que se afunda nelas. Nossos ancestrais e colegas de tradição mais recentes tem lutado por um planeta saudável, pelo meio-ambiente, por uma sociedade mais igualitária (equidade), pela minimização de injustiças, pelo apoio a grupos étnicos, oprimidos e injustiçados, pelos seres vivos do planeta,  pelo resgate de valores e formas de vida que possam melhorar a situação das relações conflituosas e estranhas do nosso tempo, pela dedicação em suas profissões como sacerdócio diário. Para mim a função do Druida Moderno está muito mais relacionada a uma ação concreta para si mesmo, sua comunidade e o planeta do que para o retorno cego a um passado que não é mais o nosso tempo. A forma mais simples (e quem sabe mais eficaz) de passar a tradição seja no dia-a-dia, aplicando o que foi ensinado em nosso entorno.

Boa noite, Hugo, mil perdões pela demora; o final de ano foi meio caótico aqui, mas agora estou atualizando tudo.
Vamos às suas respostas:

[1] Perfeito. Todas as culturas possuem símbolos e conceitos que transcendem suas épocas e locais de origem, e cujo significado pode nos trazer inspiração para a vida no nosso tempo atual, e os celtas não são uma exceção à essa regra. De fato, a histórica céltica é uma repetição da história do guerreiro trágico, que vive em povos tribais, e que enfrenta nações totalitárias e de intenções imperiais. Através da história céltica, encontramos valores e ideais que hoje são ausentes no mundo contemporâneo, mas que poderiam fazer uma diferença positiva à nossa sociedade atual, principalmente a honra e a coragem, sendo que a coragem hoje não é aquela do guerreiro militar, mas sim daquele que tem coragem de tomar as rédeas da própria vida, de sair de sua zona de conforto e fazer valer os seus ideais. Parabéns.

[2] Perfeito. A tradição druídica não é encravada em pedra, ela é como uma árvore antiga, ainda viva, ainda mudando com a passagem das estações, mas com ramos que se estendem pelas terras mais distantes. Por isso ela não é presa ao passado ou ao seu local de origem. O Druida sempre foi um professor e os seus ensinamentos tinham como objetivo tornar os seus tutelados pessoas ativas e produtivas à sociedade, de acordo com os seus valores da época. Que o papel do Druida contemporâneo, então, seja o de ensinar como as pessoas podem fazer uma diferença positiva na sociedade, inspirado no Druida antigo e na sua tradição, mas trabalhando aquilo que faria um bem à sociedade atual. Causas ambientais (pois é uma espiritualidade animista), defesa de povos ameaçados (pois é uma espiritualidade tribal, que reconhece a multiplicidade), defesa do conhecimento, defesa da igualdade de gêneros. Todos esses caminhos, e muitos outros mais, podem ser parte do Druidismo, desde que levados e passados adiante, não apenas guardados dentro de si. O Druida é um professor e um conselheiro, e para sê-lo, deve levar suas palavras adiante.
Cunobelinos
Admin

Ver perfil do usuário http://ramodecarvalho.forumeiros.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: