As Instruções do Rei Cormac

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

As Instruções do Rei Cormac

Mensagem por Cunobelinos em Ter Maio 23, 2017 9:41 pm

As Instruções do Rei Cormac” (Tecosca Cormaic) são encontradas em diversos manuscritos medievais irlandeses, entre eles o Livro de Leinster, o Livro de Ballymote e o Livro de Lecan. Elas são compostas por um conjunto de instruções dadas pelo lendário rei irlandês Cormac Mac Aoírt ao seu pupilo, Carbery. Esse texto será nosso ponto de partido nos estudos da filosofia céltica, tão essencial ao papel do guerreiro. O texto reproduzido abaixo não é a sua versão completa, mas apenas o trecho mais conhecido do mesmo, traduzido por Kuno Meyer em 1909. Uma versão completa do texto pode ser encontrada no livro The Earth, the Gods and the Soul: A History of Pagan Philosophy, pelo grande druida e filósofo Brendan Myers. Leia o texto e tente encontrar dentro dele os pontos mais relevantes para o pensamento pagão contemporâneo. Interprete-os e pense naqueles que podem ser reinterpretados para um bem maior em nossa sociedade. Escreva as suas considerações sobre ele e publique-as aqui:
avatar
Cunobelinos
Admin

Mensagens : 130
Data de inscrição : 20/10/2015

Ver perfil do usuário http://ramodecarvalho.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: As Instruções do Rei Cormac

Mensagem por DanRodrigues em Sex Set 01, 2017 10:04 pm

Em minha interpretação vejo as instruções como um código de ética e de conduta tanto na questão de conhecimentos práticos do dia a dia (como na pergunta "Qual a pior coisa para o corpo do homem ?") quanto na questão ética e moral. Sempre incitando a humildade porém mantendo-se a honra.

Para o paganismo contemporâneo creio que um dos pontos mais importantes seja as respostas para a pergunta "Quais eram teus hábitos quando rapaz ?" que exemplifica muito bem uma questão abordada na Carnutia da última aula, pois muitos pagãos são arrogantes (seja por conhecimento ou por crenças), falam demais e ouvem de menos, são individualistas, coisas todas essas reprovadas nesse trecho. Para um bem maior na nossa sociedade, acho que se atualizados os termos todos os ensinamentos seriam atuais, desde o comportamento de um empresário, passando pelas atitudes de honra e abordando até mesmo hábitos que muitos perdemos de cuidados com o corpo.
avatar
DanRodrigues

Mensagens : 5
Data de inscrição : 05/04/2016
Idade : 29
Localização : São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum