Vates Através das Eras

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Vates Através das Eras

Mensagem por Cunobelinos em Ter Mar 21, 2017 5:53 pm

Reflita sobre qual o papel de um Vate no Druidismo contemporâneo. Por quais razões ele haveria de ser necessário ou importante? Mais importante do que isso, o que haveria de ser um Vate no mundo de hoje? Quais deveriam ser as suas áreas de atuação e especialização? E por que?

Reflita sobre isso. Suas respostas devem ser postadas aqui:
avatar
Cunobelinos
Admin

Mensagens : 133
Data de inscrição : 20/10/2015

Ver perfil do usuário http://ramodecarvalho.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vates Através das Eras

Mensagem por JullyBasilio em Sex Mar 31, 2017 6:20 am

Nos dias de hoje, não temos mais a necessidade de prever vitórias ou derrotas em grandes guerras, mas ainda assim, as pessoas enfrentam adversidades particulares e até mesmo o Druidismo, como religião e espiritualidade, enfrenta suas próprias batalhas. Há também, pessoas doentes fisicamente e espiritualmente, que muitas vezes carecem de um cuidado espiritual mais elaborado. E em meio à uma sociedade que se torna cada vez mais cética, há a necessidade de pessoas com uma sensibilidade maior para ajudar essas pessoas.

Portanto, analisando por estes aspectos, o Vate é a pessoa que vê o futuro e recebe mensagens do Outro Mundo para o auxílio da tribo ou de uma pessoa em específico. Bem como a pessoa que estuda e entende das ervas e plantas, auxiliando as pessoas em seu processo de cura, seja física ou espiritual. Também vejo certa semelhança com os "Terapeutas Holísticos" que com métodos alternativos, auxiliam pessoas na busca do bem estar. Nestes aspectos, não sei dizer se as funções dos vates mudaram nos dias de hoje, talvez apenas o contexto e talvez novas necessidades por conta da sociedade contemporânea em que vivemos que certamente possui novos tipos de problemas.

- Oráculos: para auxílio do grupo ou de alguém em específico, neste caso muda o contexto, não seriam previsões acerca de guerras, mas sim sobre decisões a serem tomadas, respostas, direcionamentos sobre quais rumos o clã deve tomar, aconselhamentos.
- Auxílio espiritual: auxiliar pessoas dentro ou fora do clã que estejam com problemas espirituais, como por exemplo, pessoas assediadas por obsessores, ou pessoas com problemas energéticos, fazer algo parecido com um "passe", trabalhos de libertação e cura energética, e muitos (se não todos) desses trabalhos podem ou devem ser feitos com o auxílio de alguma divindade/entidade("incorporação"). Trabalhos de purificação de ambientes.
- Trabalhos com Ervas: preparo de banhos pré-ritualísticos, preparo de incensos artesanais para uso próprio ou do clã, preparo de poções, trabalhos de limpeza energética através das ervas e plantas, trabalho com os espíritos das plantas
- Auxílio ritual: como bem dito no texto, os vates eram condutores de rituais, portanto, acredito que pelo menos parte do Rito deva ser conduzido por eles.
- Cura: Hoje em dia existem diversos métodos de cura ou que pelo menos auxiliam no bem estar físico, energético e espiritual, como reiki, yoga, práticas de respiração, terapias holísticas. Claro que não temos obrigação de incorporar essas práticas no nosso dia-a-dia, mas os tempos mudaram e certamente muitos desses métodos podem ser aproveitados e até mesmo adaptados para uma "temática celta".

Por enquanto só consegui pensar nisso, caso eu lembre de alguma coisa eu volto aqui Smile
avatar
JullyBasilio

Mensagens : 5
Data de inscrição : 22/10/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum